sexta-feira, 21 de agosto de 2009

This Is Spinal Tap


This Is Spinal Tap é um documentário fictício de uma banda inglesa de heavy metal em decadência, durante uma turnê pelos Estados Unidos. O filme de 1984 foi escrito pelo diretor Rob Reiner – que atuou no papel do produtor do “rockumentary” Marty DiBergi - e pelos atores e musicos Christopher Guest, Michael McKean e Harry Shearer, interpretando Derek St. Hubbins (McKean), Nigel Tufnel (Guest) e Derek Smalls (Shearer). Varias cenas foram improvisadas durante as filmagens dando origem a um bootleg de quatro horas que vem sendo disputado pelos fãs.
O filme faz uma sátira muito engraçada dos grupos de rock e da indústria musical. As situações cômicas do mockumentary (documentário fictício), são baseadas em relatos verdadeiros do mundo do rock. Vários músicos afirmaram que se identificavam ou que haviam passado pelas mesmas cenas mostradas no filme. Nosso sábio Tom Waits disse que chorou de tanto rir quando assistiu This is Spinal Tap. E muitas pessoas na época do lançamento, acreditando que se tratava de um documentário real, procuraram por álbuns do grupo em lojas de discos e questionaram por que não fizerem um filme de uma banda melhor.
A saga do grupo começou antes do longa com um piloto de um programa humorístico do diretor, chamado "The TV Show" (1979). O resultado foi tao bom, que continuaram dando seqüência ao mockumentary mesmo fora das telas. Alem de lançarem mais dois álbuns e de realizarem varios shows, como a "Turnê Mundial de Uma Só Noite" na Wembley Arena em Londres, participaram de vários eventos musicais como convidados e de programas de tv. Atualmente, 25 após o filme, o Spinal Tap continua vivo. Lançaram albúm novo - "Back From The Dead", com direito a turnê e show no festival de Glastonbury. Por enquanto, o futuro do grupo ainda esta incerto. Smalls divulgou que a pausa nas turnês "é uma forma de assegurar que não disseminaremos a gripe suína".
Isso é Spinal Tap!

Nenhum comentário:

Postar um comentário