sábado, 10 de julho de 2010

The ArchAndroid em música para o fim de semana

  

Toda vez que eu descubro um som novo, ou ate mesmo um velho novo som - aqueles antigos que a gente ainda não conhecia ou não tinha costume de ouvir, eu me sinto muito feliz e aliviada em saber que ainda existe muita música boa na terra.
Foi assim que eu me senti quando ouvi pela primeira vez  Janelle Monáe, uma americana de Kansas City ("I'm going to Kansas City, Kansas City here i'm come"), de apenas 25 anos e talento de sobra. A garota foi descoberta pelo Big Boi do Outkast que produziu e participou do seu álbum de estréia, lançado pelo selo do Puff Daddy Bad Boy Records (kkkkk).
Fora o nome da gravadora, The ArchAndroid é mais do que um cd, é um álbum conceitual baseado em sci-fi e cheio de boas referências. A capa foi inspirada no filme Metrópolis, um clássico do expressionismo alemão de ficção científica de 1927, dirigido pelo austríaco Fritz Lang. E tem participações de músicos de peso, além do cara do Outkast e do P. Diddy. Numa das faixas ela faz uma parceria interessante com o Stevie Wonder e o Prince, numa regravação da música A Day in the Life dos Beatles mixada com a trilha sonora de Forbidden Planet (O Planeta Proibido, 1956), um  outro filme de ficção futurísta.


Da pra perceber que sci-fi e cinema são outras paixões da moça, que pretende fazer um clipe de cada música do seu álbum, que transitam com classe entre ritmos como R&B, soul, funck e rock, criando assim, um média metragem. Como você pode conferir no vídeo abaixo, Janelle é cheia de idéias, atitude e estilo  moderno e ao mesmo tempo retrô. Um toque de Motown com 2001 - Uma Odisséia no Espaço do Kubrick.
Em tempos de Beyonce e Fergie, Janelle Monáe é o ouro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário