quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prelúdios e noturnos



"Entre o pedestal noturno e o matinal
Entre a morte vermelha e o desejo radiante
Sem um único som de triunfo ou alerta
Surge o grande sentinela na ponte de fogo
Ó alma transitória, que adorna com sonhos teu pensamento
Abandona a coroa de louros, remove as cordas da lira: as rodas estão girando, girando
A corrente vagarosa flui profunda e não se cansa
Os deuses estão sobre sua ponte
Sussurrando mentiras e amor
Zombarão de tua passagem pelo rio sombrio
Cujas correntezas incansáveis
Levarão a ti, rei dos sonhos
Destronado e eternamente inacessível
Para onde os reis que sonharam outrora
Embranquecem em lares de frio monumental."
James Elroy Flecker, citado em Sandman

"Ao meu redor cresce a escuridão, desvanece o sol que estava a brilhar. Precisamos falar de outra questão: você pode ser eu quando eu me retirar?"
Sandman 

Você é daquelas pessoas que ainda acham que gibi é coisa de crianças, nerds, ou uma leitura simples para apreciar no banheiro?
Se você respondeu que sim é porque provavelmente ainda não conhece Sandman, em minha opinião, a história em quadrinhos mais maneira de todos os tempos, que leva o nome de um dos mais enigmáticos e interessantes personagens das hq's - o rei dos sonhos, ou o rei do sonhar também conhecido como Morpheus, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador.
O gibi criado pelo mestre Neil Gaiman acompanha  as missões dos perpétuos (the Endless) -  representações antropomórficas de características inerentes aos seres humanos. Também denominados de Sem Fim, existem desde sempre e são considerados os seres mais influentes do universo criado por Gaiman, inclusive mais importantes que os deuses, respondendo apenas a alguns anjos e ao Criador. 
A família dos perpétuos, composta por sete irmãos (Delírio, Destino, Desespero, Sonho, Morte, Destruição e Desejo), tem a responsabilidade de organizar e manter a realidade, o mundo físico e os seres vivos. Cada um vive em seu próprio reino e tem suas funções e obrigações específicas.
Apesar de ter o formato de um gibi com ilustrações sensacionais de diferentes artistas, Sandman é considerado literatura séria. Em diversas passagens, encontramos referências a lendas e mitos e até mesmo a personagens reais, como William Shakespeare, Marquês de Sade e Sigmund Freud. 
No posfácio escrito por Peter Straub em um dos arcos de Sandman - Vidas Breves, o conceituado autor norte-americano finaliza afirmando:
"Neil Gaiman está em seu próprio patamar. Ninguém é melhor em sua área. Ninguém tem tanto alcance, profundidade e comando de narrativa. Gaiman é um mestre, e suas histórias amplas e espaçosas, preenchidas com todos os tons possíveis de emoção, não se parecem com as de quaisquer outros. Se isso não é literatura, nada mais é."

(Prelúdios e Noturnos é o nome de uma das coletâneas de Sandman. São ao todo 10 arcos no Brasil publicados pela editora Conrad.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário