sexta-feira, 7 de maio de 2010

What the hell is Lomography?


Eu sempre fui meio desligada pra fotografia e pra máquinas fotográficas.  As vezes eu usava a dos meus pais emprestada, mas eu já cheguei ao ponto de viajar e voltar sem uma única foto pra contar história... pra tristeza dos familiares curiosos.
Mas tudo isso mudou no dia que ganhei a minha primeira Lomo.
Holga...
Clássica até no nome - toda preta, de plástico, design retrô... impossível não se apaixonar.
As Lomos (Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie - União de Óptica Mecânica de Leningrado) são máquinas fotográficas analógicas feitas de plástico (inclusive a maioria das lentes), que produzem fotos experimentais e artísticas.
Elas são fabricadas na Rússia desde 1930, mas só seis décadas depois, quando uma Lomo Kompakt Automat foi descoberta por dois estudantes austríacos, que elas se tornaram objeto de veneração.  Cinco anos depois, a Sociedade Lomográfica Internacional e a primeira LomoEmbaixada foram criadas em Viena.
Desde então, fotografar com essas máquinas vintage virou estilo de vida - a lomografia (lomography), uma comunidade global que reúne mais de um milhão de pessoas do mundo todo, que desejam compartilhar as descobertas e as experiências que só uma Lomo te proporciona.
Qualquer momento capturado pelas lentes de qualquer modelo de Lomo, se torna muito mais especial do que um registro quase exato da realidade ou, como em muitos casos, "melhorado" pelas ferramentas da era digital e do photoshop. 
Revelar um filme de Lomo é sempre uma descoberta. É como ver as coisas com um outro olhar, muito mais lúdico, sutil e emocionante do que a nossa cotidiana e condicionada visão nos permite. Abandonar o senso comum e se entregar ao imprevisível. Como acontece em qualquer romance...
Afinal, como já diria a sábia raposa para o Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry, "(...) o essencial é invisível aos olhos.".

Para saber mais: www.lomography.com.br

Para Magro.






Amsterdam


Nenhum comentário:

Postar um comentário