terça-feira, 6 de julho de 2010

Blow Up



O primeiro filme em inglês dirigido pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni, Blow Up (Depois daquele Beijo, 1966), baseado no conto do escritor argentino Julio Cortázar Las babas del diablo, conta a história de um fotógrafo de moda que descobre o que parece ser um assassinato quando revela e amplia uma de suas fotos.
Ganhador do Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção e Roteiro, o filme se tornou referência fashion, cultural e musical. Ambientado em Londres na década de 60, Blow Up mostra a cultura da geração Swinging London.  A trilha sonora foi composta por  Herbie Hancock, considerado um mestre do Jazz. Também participaram do filme a banda The Yardbirds tocando em uma festa, a modelo Veruschka e a atriz e cantora Jane Birkin -  mãe da Charlotte Gainsbourg, na primeira cena de uma mulher nua em um filme não erótico.
Blow Up - Depois daquele Beijo serviu de inspiração para os filmes a Conversão do Coppola e Blow Out do diretor Brian DePalma, e é considerado um dos filmes mais analisados de todos os tempos.
"Algumas vezes, a realidade é a mais estranha de todas as fantasias". É com essa frase que o narrador do teaser  introduz e resume uma historia que aparentemente não tem fim e nem explicação. E em se tratando de uma obra de Antonioni, nem precisaria.


Poster exposição Antonioni Project - Holga, Amsterdam.




4 comentários:

  1. o que era p ser critica virou referencia, doido isso neh

    ResponderExcluir
  2. com permesso, link de uma das minhas cenas preferidas

    http://www.youtube.com/watch?v=22AK98m-ju4

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, mas talvez não se tornou tanto uma crítica pela maneira que foi dirigido. Reza a lenda que o fotógrafo protagonista do filme é um personagem autobiográfico do Antonioni.
    Bjs

    ResponderExcluir