terça-feira, 6 de julho de 2010

Preacher

Agora vou explicar o porquê do nome Preacher, já que não venho aqui pra pregar nem pra doutrinar ninguém, a não ser no caminho de coisas boas e, na verdade, a idéia é de um lugar pra passar e trocar informações. Sem custos e livre de impostos sempre! O Preacher que homenageio é um personagem de quadrinhos criado pelo escritor norte-irlandês Garth Ennis
Ennis começou na cultuada revista de quadrinhos de ficção cientifica britânica 2000A.D., lar de personagens como Judge Dredd (interpretado por Silvester Stallone em um péssimo filme, porque Rambo, me explica porque?!?!??!). Tive o prazer de ler vários álbuns completos do Judge Dredd e é coisa fina, mas isso vem em um próximo post.


Ennis alcançou a fama quando cruzou os oceanos e foi trabalhar na D.C (editora do Super-Homem e do Batman entre outros), mais especificamente na linha Vertigo, já muito citada aqui por ser  também onde foi lançado o Sandman. E Preacher foi a criação de Ennis. Jesse Custer, um ex-pastor texano com um passado extremamente obscuro, recebe durante uma missa a voz de Deus - também chamada de Gênesis, o filho bastardo de um dêmonio e uma anja, um ser de puro poder mas sem vontade própria. Ela da a Jesse o dom de obrigar qualquer ser, seja humano ou Deus a obedecê-lo e junto com o Gênesis, ele recebe o conhecimento de todos os segredos do céu, inclusive o maior de todos: o todo-poderoso não se encontra mais na Terra, resolveu tirar férias e ninguém sabe onde foi nem quando volta. Então Jesse sai pela América atrás dele para saber por que ele abandonou a humanidade, algo que Jesse tem seus motivos em acreditar. Claro que Preacher não fica só na polemica, e como Sandman é uma série de 66 edições brilhantemente escrita e desenvolvida.

Com muito humor negro, acompanhamos a saga de Jesse ao lado  de Cassidy, um vampiro irlandês alcoólatra e completamente louco, cruzando pelo caminho com personagens lendários como Herr Star, o chefe de uma organização ultra-secreta da Igreja, o Santo dos Assassinos (com nome auto-explicativo), assassinos seriais, uma família completamente deturpada, e ele, o ídolo das multidões, que faz mais mulheres desmaiarem que o Justin Bieber, o maior rock star de nossos tempos: o Cara de Cu! (faffa fi fu!)



E claro, uma das melhores coisas da história toda, Tulipa, a mulher de nosso anti-herói. Com um longo e antigo relacionamento e anos de separação, o romance deles não só é dos mais lindos já escritos, por mais bizarro que seja o contexto dele, como Tulipa O'Hara é pra mim uma das melhores personagens femininas da ficção. Forte como poucas, com uma personalidade fantástica, ela faz de Preacher algo ainda mais especial.

Pra quem se interessou aqui vai o link do Ptkomics (site brasileiro de scans, ótimo trabalho rapaziada) pra série completa. Pra ler os arquivos .cbr precisa instalar o Cdisplay, que também já disponibilizo o link aqui - é pequeno e fácil de instalar. Preacher é ilustrado pelo parceiro de sempre do Garth Ennis, o britânico Steve Dillon.

2 comentários: